Dinamarca proibirá vendas de carros a gasolina e diesel até 2030


Em discurso ao parlamento, o primeiro-ministro Lars Løkke Rasmussen disse que “os carros a diesel e gasolina na Dinamarca devem ser o passado. O futuro é verde ”, acrescentando que todas as vendas de novos carros movidos a combustíveis fósseis cessarão em 2030.

O ministro da energia de Rasmussen, Lars Chr. Lilleholt, anunciou a proibição durante o conselho climático do governo na semana passada, mas não mencionou um cronograma em detalhes.

“Em apenas 12 anos, proibiremos a venda de novos carros a diesel e gasolina. E em 17 anos, cada carro novo na Dinamarca deve ser um carro elétrico ou outras formas de carro com emissões zero ”, disse Rasmussen, sugerindo que os híbridos serão desativados em 2035.

O líder dinamarquês também aumentou a aposta no número de carros elétricos que estarão na estrada até 2030, dizendo que pode haver um milhão de carros elétricos e híbridos até lá. Rasmussen admitiu que “não será fácil” aumentar o número de meio milhão sugerido pelo conselho climático.

Atualmente, a Dinamarca tem pouco mais de 2 milhões de carros, o que representaria metade da frota privada, a menos que o número total aumente até lá. Anders Stouge, da empresa de energia Dansk Energi, reagiu ao anúncio de Rasmussen twittando que “o setor elétrico está pronto para apoiar a eliminação das vendas de carros a gasolina e diesel”, acrescentando que a indústria deve fornecer a infraestrutura necessária.

Mas as vendas de carros elétricos na Dinamarca estão diminuindo depois que o governo desmantelou um esquema de incentivos no início de 2017. Em 2015, foram registradas 4.762 vendas de plug-ins, mas esse número caiu para 1.438 e depois para 913 nos anos seguintes.

Em 2017, as vendas de veículos elétricos representaram apenas 0,4% do mercado, enquanto a Suécia e a Noruega registraram 5,3% e 39%. Na verdade, foi o governo de Rasmussen que decidiu pôr fim a uma isenção de taxa de registro de veículos elétricos, em vez de optar por um esquema que acabaria por colocá-lo em paridade com os veículos tradicionais até 2022. Agora parece provável que o primeiro-ministro dinamarquês tenha que lidar com os incentivos fiscais para alinhar o mercado aos seus ambiciosos planos. Como a Dinamarca não tem indústria automobilística nacional, ela impõe impostos de importação que no passado chegaram a até 180%. Na próxima semana, o governo entrará em detalhes e revelará seu plano climático, detalhando como a Dinamarca cortará as emissões de vários setores, como transporte e agricultura. O governo espera tornar o setor elétrico 100% isento de combustível fóssil até 2050.

02 out 2018


Por Sam Morgan