Tipos de Painéis Solares

Silício

A maior parte dos paineis solares fabricados atualmente são à base de silício. 

Painel Silício Monocristalino

Os paineis de silício monocristalino são mais antigas e mais caras, porém possuem a maior porcentagem de eficiência. Na sua fabricação é utilizado silício de pureza alta, o que acaba encarecendo o produto final. Geralmente possuem cor uniforme e cantos arredondados.

Painel Silício Policristalino

Na fabricação desses painies, cristais de silício são fundidos formando um bloco policristalino. Apesar de ser quase semelhante ao monocristalino, o policristalino possui menor porcentagem de eficiência.

Filme Fino

Os painéis de filme fino são caraceterizadas por usaram tecnologia e por terem alta sensibilidade. Possuem baixo custo de produçao, alta flexibilidade e leveza. Devido a essas tecnologias, o filme fino apresenta-se como uma alternativa viável para a produção de painéis solares e energia solar.

Painel Silíco Amorfo (a-Si)

Esses painéis apresentam um custo menos se comparada às outras mas em contrapartida, seu rendimento elétrico é menor também. Devido á tecnologia, esses painéis podem ser usadas em instalações de grande escala, mas geralmente sâo usadas em equipametos pequenos. Através da técnica de "empilhamento" na qual há a sobreposição de células de silício amorfo, pode-se aumentas a eficiência energética da placa.

OPV

As placas OPV são feitas a partir de células solares orgânicos, material leve, flexível e tranparente. Essa célula é fabricado com base nos conhecimentos da eletrônica orgânica, a partir de polímeros condutores que absorvem a luz e a transforma em energia elétrica. Essa tecnologia é de baixo custo e produz painéis solares "fleixíveis", os quais podem ser aplicadas em uma variedade de superfícies (inclusice vidro).

CdTe

Os painéis feitos de Telureto de Cádmio geralmente são usados em usinas solares. Esse material possui alto índice de absorção de luz, portanto possui uma eficiência energética alta e é uma alternativa ideal para a fabricação de painéis. No entanto, os elementos para produzí-los são raros na natureza e tóxicos. Além disso a tecnologia ainda está em fase de amadurecimento.

CIS/CIG

As células de Cobre, Índio e Gálio Seleneto mostraram a maior eficiência entre os painéis solares e são muito flexíveis. Comparada às placas CdTe, possui quantidade menor de Cádmio, reduzindo a toxicidade. É uma tecnologia promissora para a geração de energia fotovoltaica.